quarta-feira

PORQUE NÃO VALORIZAM SEU TRABALHO ARTESANAL

VALORIZE O ARTESÃO

PORQUE NÃO VALORIZAM SEU TRABALHO ARTESANAL?

QUAL É O PREÇO ? Escuto esta pergunta praticamente todos os dias. 
As vezes a pessoa nem me dá bom dia e vai direto perguntando o preço disso e daquilo. 
ACHO QUE ISSO TAMBÉM ACONTECE COM VOCÊ. 😁 
EU SOU ARTESÃ PROFESSORA, CRIADORA DE MOLDES, APOSTILAS E CURSOS. 
Meus clientes são artesãos como eu e você. ACREDITA QUE TAMBÉM FAZEM ISSO COMIGO? 
Vejo vários artesãos reclamando que os clientes acham seus trabalhos caros, não valorizam, não entendem o trabalho que dá. MAS MUITOS ARTESÃOS NÃO VALORIZAM MEU TRABALHO, ACHAM CARO, NÃO SABEM O TRABALHO QUE DÁ.

Vou contar pra você uma história (que bem pode ser real):
LEIA A HISTÓRIA E DEIXE SUA OPINIÃO NOS COMENTÁRIOS 



QUALQUER COINCIDENCIA NÃO É MERA SEMELHANÇA

Uma senhora queria comprar uma peça artesanal, descobriu quem fazia e foi atrás. 
Chegando lá no ateliê viu a artesã fazendo um trabalho absolutamente incrível, só que achou o preço muito alto.
Mesmo assim, se aproximou da Artesã e falou de forma brusca: 
"Eu quero comprar uma peça com você, mas eu acho que o preço é muito alto".

A artesã estava um pouco desconcertada, mas respondeu:
 "Quanto você acha que eu deveria cobrar?".

A senhora respondeu: 
"FELTRO, LINHA E ENCHIMENTO, ALGUNS BOTÕES, enfim..." 
fez as contas e deu um preço.
A senhora fez um cálculo e o preço final foi muito mais baixo do que o preço original da peça, 
mas a artesã lhe disse: "Tudo bem, você receberá o seu pedido dentro de uma semana".
A cliente ficou muito satisfeita de si mesma e contou a todas as suas amigas do fabuloso 
negócio que ela tinha feito.

Uma semana depois, conforme o combinado, foi buscar o seu "tão esperado" artesanato
 e a artesã entregou uma caixa.
Ela abriu imediatamente e lá estavam 1 MT DE FELTRO e 2 LINHAS, UM PUNHADO DE ENCHIMENTO, 4 BOTÕES, E PRA AGRADAR COMO MIMO UM CHAVEIRO LINDO DE CUPCAKE, UMA TESOURA e um MOLDE.
Muito irritada a senhora questionou a artesã: "Como pode fazer isso comigo? 
Eu lhe encomendei uma peça incrível e me entrega esta caixa com os materiais?".
A artesã respondeu calmamente: "Senhora, você recebeu exatamente por aquilo que pagou. 
Se acredita que há algo faltando, é necessário pagar".

" • Moral da história •
Quando se compra um trabalho artesanal, de qualquer artesã, 
não se compram somente os materiais.
Mais valioso do que os materiais são: seu tempo, o cansaço, 
horas de pesquisas, estudos e testes pra ver se dá certo, a dor no braço e 
nas costas pelo movimento repetitivo, , a embalagem, a etiqueta, a pressão 
pra dar conta dentro do prazo, etc. São varias coisas dedicadas à um único produto.

OBS; Como aquela senhora existem vários por aí, mas com certeza e 
POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA EU DIGO: 
Há muito mais pessoas que valorizam o trabalho feito com excelencia e com preço justo. 

😁Por isso essa é MINHA OPINIÃO: Divulgação bem feita é a resposta 
para que seu trabalho encontre quem o valorize. Você precisa ter um PUBLICO ALVO
 e se dedicar a ele. Esse público é o que precisa de seu trabalho, que valoriza
 e paga o preço justo.

😉E VOCÊ O QUE ACHA? Responda nos comentários




Estou  disposição, no que me for possível, quando precisar.

Abaixo estou colocando alguns cursos e apostilas que vendo, caso tenha interesse:




jACARELVIS E MICO TUCO MOLDES.jpg



EM BREVE NOVIDADES.png

 

Cris Manhães 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criei está página com o intuito de ajudar artesãos iniciantes, e outros que se interessarem, em aprender artesanato e tornar rentável seu negócio artesanal. Compartilhar experiências através de aulas, dicas e orientações de marketing e empreendedorismo.

Conto com sua participação! COMENTE, COMPARTILHE!
Ajude assim o blog crescer e ajudar a muitos!

SEJA BEM VINDO!